EMPILHADOR, MESA ELEVATÓRIA E SISTEMAS DE ELEVAÇÃO

Em muitas indústrias e atividades profissionais é necessário contar com equipamentos de elevação de cargas. Estes dispositivos facilitam tanto o transporte como a elevação das cargas sem que seja preciso recorrer a qualquer esforço físico, facilitando as tarefas dos profissionais que as executam.

Ler mais

Todas as categorias : Empilhador, mesa Elevatória e sistemas de elevação

Em muitas indústrias e atividades profissionais é necessário contar com equipamentos de elevação de cargas. Estes dispositivos facilitam tanto o transporte como a elevação das cargas sem que seja preciso recorrer a qualquer esforço físico, facilitando as tarefas dos profissionais que as executam. Para garantir a segurança e eficiência de um processo de elevação de cargas, sejam paletes em armazéns ou motores em oficinas, a Manutan sabe que escolher o equipamento correto é um passo importante e decisivo.

Por este motivo, dispomos de uma ampla oferta deste tipo de sistemas, tais como mesas elevatórias, empilhadores, gruas, diferenciais, guinchos e outros dispositivos que compreendem diferentes necessidades, desde manobras de elevado nível de precisão até à utilização de estações de trabalho específicas e exigentes. Os nossos equipamentos possibilitam elevações seguras e eficientes para todos os tipos de cargas.

Identifique através das diferentes categorias de sistemas de elevação aquela que melhor satisfaz as suas necessidades profissionais bem como os acessórios que poderá precisar!

Para a manutenção em elevação de cargas, a Manutan propõe duas grandes categorias de meios de elevação: os acessórios de elevação, por um lado, categoria composta por equipamentos de elevação manuais adaptados à elevação de cargas médias a pesadas, como as lingas, e os equipamentos de elevação, por outro lado, aparelhos de elevação e máquinas de elevação mais potentes, manuais, pneumáticos ou elétricos, indispensáveis para a elevação de cargas muito pesadas, ação frequentemente impossível de realizar por uma pessoa. É nesta nossa seleção de produtos que encontrará uma gama de aparelhos de elevação como o guincho, o empilhador, a grua de oficina, a mesa elevatória e a nível constante ou o guindaste...

Quer seja num armazém, numa oficina, numa fábrica ou nos estaleiros, a Manutan procura oferecer conforto, segurança e desempenho aos profissionais em todas as suas operações de elevação. A manutenção com elevação das cargas é frequentemente fonte de transtorno para as pessoas e, de facto, baixa o ritmo: puxar, subir, elevar as cargas ao longo do dia sem meios de elevação é extenuante, talvez até arriscado quando há fadiga, com o aparecimento evidente de problemas musculoesqueléticos ao longo do tempo. Os diferentes equipamentos de elevação aliviam a tarefa dos operadores, ao evitar que façam esforços físicos consideráveis e não indispensáveis. Basta referir os empilhadores, por exemplo, quer sejam manuais ou elétricos, aparelhos de elevação capazes de carregar, descarregar, deslocar ou empilhar paletes, caixas e embalagens com a força de um único braço! Assim, estes equipamentos de elevação são aliados fortes e essenciais!

A manipulação destas máquinas de elevação está, no entanto, muito enquadrada. Pressupõe um excelente domínio dos aparelhos de elevação, por isso existem numerosas formações com esse fim: isso é essencial na utilização dos equipamentos de elevação, para a segurança dos operadores Há obrigações regulamentares impostas para a utilização dos aparelhos de elevação, pelo que convém conhecê-las bem e respeitá-las. Portanto, é muito importante estar bem informado e ter formação. Descubra as nossas soluções profissionais em matéria de elevação!

Quais são as obrigações regulamentares que dizem respeito à utilização dos equipamentos de elevação?

Tudo depende dos equipamentos de elevação: inúmeros sítios oficiais fornecem indicações sobre a legislação rigorosa, assim como sobre as regras de utilização das máquinas de elevação. Podemos referir, nomeadamente: a formação dos condutores de equipamentos de elevação através do Certificado de aptidão para a condução com segurança (CACES); a conformidade de um material de elevação mantido na posição através de uma estrutura de proteção antitombo, cinto de segurança fechado, sistema de visualização e sinalização de marcha-atrás, proteção contra a queda de objetos; o controlo periódico do material de elevação por um organismo acordado; a manutenção regular com registo de manutenção; testes periódicos dos dispositivos de segurança, etc.

Qual é a diferença entre um empilhador e um porta-paletes?

O porta-paletes é um aparelho de manutenção especialmente concebido para levantar paletes do chão. A manipulação é geralmente prática, levantando as cargas ligeiramente, a cerca de 15 ou 20 cm do chão. O empilhador, ao contrário do porta-paletes, é verdadeiramente um equipamento de elevação no sentido próprio do termo, pois pode elevar as cargas diversos metros acima do chão, conforme necessário, o que facilita as operações de empilhamento das paletes, mas também de recipientes, caixas, etc., ou seja, uma série de ações mais ampla do que as realizadas pelo porta-paletes.

O que é um elevador de materiais?

Os elevadores de materiais são meios de elevação que permitem o deslocamento de cargas médias a pesadas a alturas significativas, por vezes até 40 m, nomeadamente os modelos dedicados aos telhadores. Assemelham-se a «elevadores de carga», são equipamentos de elevação manuais ou elétricos. São frequentemente usados para trabalhos realizados em fachadas de edifícios.