Responsáveis de compras, giram o stress das suas equipas durante o teletrabalho

Responsáveis de compras, giram o stress das suas equipas durante o teletrabalho
Partilhar:

A pandemia de Covid-19 é uma oportunidade para o Gestor de Compras demonstrar a sua reactividade e criatividade para reinventar uma cadeia de abastecimento compatível com o contexto sanitário e económico. Mas o Gestor de Compras deve também mobilizar outras competências para fornecer à sua equipa o apoio de que necessita. 

Para preservar o equilíbrio e o bem-estar dos seus empregados, o Gestor de Compras deve, portanto, estar particularmente atento às necessidades da sua equipa e apoiar aqueles que estão em maior risco. No entanto, algumas boas práticas experimentadas e testadas podem ajudá-lo a liderar a sua equipa:

  • Reforçar a comunicação interpessoal
  • Adaptar a gestão à situação de cada empregado
  • Mobilizar o colectivo

Gestores de compras, cuidem da sua comunicação para manter o moral dos seus empregados.

Mantenha-se em contacto com todos

Quer um empregado aprecie plenamente a situação de teletrabalho ou a ache mais difícil, é importante que dedique tempo a ter um contacto telefónico regular com todos.

 

Lembre-se de que a comunicação é uma das competências essenciais do Gestor de Compras.

 

No contexto particular da pandemia, este contacto, que é diário para aqueles que estão mais em risco, é obviamente ainda mais importante.

 

Tire o tempo necessário para recolher as impressões de todos. Desta forma, ajudará os mais vulneráveis dos seus empregados a verbalizar as suas ansiedades e a partilhar as suas dúvidas. 

 

Ajude a sua equipa a ver claramente face à pandemia

A incerteza e mesmo a desinformação são factores agravantes no isolamento sofrido. O Gestor de Compras não é um perito em saúde, mas também deve trazer algum alívio nesta área.   

Para evitar correr riscos com a verdade, basta tomar duas precauções:

  • Só retransmitir mensagens oficiais
  • Encoraje os seus empregados a confiar em fontes objectivas

Gestores de compras, adapte a sua gestão à situação de cada pessoa

Identificar como cada membro da sua equipa resiste ao stress.

Ponha os seus interlocutores à vontade e reserve algum tempo para chegar ao fundo das coisas. Tenha em mente que só porque alguém não aborda espontaneamente a sua dor à primeira solicitação, não significa que tudo esteja bem. Nem que tudo seja mau, a propósito! 
Para algumas pessoas, uma carga de trabalho extra será um desvio da sua preocupação. Para outros, uma fonte de stress adicional. Cabe-lhe a si compreender como todos trabalham. E de dispor dos recursos para os ajudar em caso de falha.

 

Dedicar a máxima energia aos mais frágeis

Não somos todos iguais quando se trata da situação de teletrabalho:

  • Para alguns empregados, é um hábito de longa data
  • Para outros colaboradores, é um prazer recém-descoberto
  • Mas para uma terceira categoria, a distância do escritório é uma pressão

O Gestor de Compras deve tornar-se um pouco psicólogo a fim de apoiar esta última categoria em particular e ajudar a reduzir o stress. Para o fazer, precisa de perceber os pontos mais sensíveis, que podem ser induzidos, por exemplo, pela situação familiar do empregado, pelo equipamento em casa ou pela dificuldade de se organizar.

Gestores de compras, não negligenciem os recursos do colectivo!

Confie na força da equipa

As reuniões de equipa provaram o seu valor no auge da contenção para manter a coesão e o moral do grupo.

Na ordem do dia, incluir um pouco de trabalho, algumas perspectivas e, sobretudo, muita escuta e discussão. Este é o lugar onde você expressa colectivamente os seus medos e dúvidas para se livrar do fardo e sair recarregado!

 

Passe a mão quando a situação estiver em perigo de ficar fora de controlo

Embora o apoio psicológico contra o stress faça parte da missão do Gestor de Compras, os cuidados psiquiátricos são da responsabilidade dos profissionais de saúde. Não espere para alertar os RH se um dos seus empregados parecer estar a perdê-lo.


Da mesma forma, não guarde para si as suas próprias preocupações e partilhe-as com o seu n+1. E trazer à tona as perguntas da sua equipa ao mesmo tempo.


Em conclusão, a preservação do equilíbrio dos membros da sua equipa confrontados com o stress do teletrabalho requer uma vigilância constante e a invenção de uma relação especial com cada um deles. Felizmente, o Gestor de Compras não está desamparado para aceitar este novo desafio, podendo confiar nas suas capacidades relacionais e na dinâmica da sua equipa.


A tarefa do Gestor de Compras de apoio psicológico é tanto mais importante quanto as expectativas da função de compra permanecem muito elevadas. De facto, o papel da equipa de compras é reconhecido como crucial no apoio à recuperação. Como mostrado, por exemplo, no artigo de Julie Dang Tran, Directora Geral da Manutan France, Função de Compras, 3 condições para impulsionar a recuperação do negócio no segundo semestre do ano.

 

White paper

Racionalize o seu portfólio de fornecedores

A Nossa Newsletter

Fique a par de todas as novidades