O Que é e Como Funciona o Método Scrum

O Que é e Como Funciona o Método Scrum
Partilhar:

Talvez já tenha ouvido falar do método Scrum. Mas no que consiste exatamente esta forma de gestão de projetos que cada vez mais empresas estão a adotar?

Scrum: o que é e por que motivo é uma tendência?

O Método Scrum consiste numa estrutura para agilizar a gestão de projetos complexos. De início, a aplicação deste método relacionou-se sobretudo com o desenvolvimento de software, mas de forma progressiva tem vindo a ser utilizado em outras áreas, investigações e tecnologias para obter melhores resultados de uma forma mais imediata. O termo foi introduzido por um estudo de Ikujiro Nonaka e Hirotaka Takeuchi, que revela que os projetos realizados por equipas pequenas (multidisciplinares) proporcionaram, ao longo da história, os melhores resultados. O Scrum é usado desde a década de 1990 para gerir desenvolvimentos complexos de produtos.

O método Scrum pode ser aplicado dentro de uma equipa para realizar projetos de maneira eficiente e flexível. O Scrum tem por base uma equipa multidisciplinar, que se gere a si própria, na qual cada membro está envolvido no planeamento, identificando entraves e distribuindo tarefas. O Scrum é uma estrutura leve, iterativa e incremental para gerir trabalhos complexos e assume que todo o conhecimento necessário para a realização do projeto está presente na equipa. A estrutura desafia os pressupostos da abordagem tradicional e sequencial ao desenvolvimento de produtos e permite que as equipas se auto-organizem incentivando a co-localização física ou colaboração online de todos os membros, bem como a comunicação diária cara a cara entre todos os membros da equipa.

Um princípio fundamental do Scrum é o reconhecimento de que os clientes mudarão de ideias sobre o que querem ou precisam (muitas vezes chamado de volatilidade dos requisitos) e que existirão desafios imprevisíveis, para os quais uma abordagem preditiva ou planeada não é adequada.

A framework do método Scrum é baseada em vários princípios: papéis claramente estabelecidos, reuniões formais e listas.

Os princípios da base Scrum

Dedicação: dedicação e comprometimento devem ser totais; não é uma missão de meio período.

Foco: os membros da equipa concentram-se nas tarefas a serem concluídas no período de tempo.

Abertura: os membros da equipa devem ser transparentes e informar uns aos outros sobre o progresso e possíveis problemas.

Respeito: os membros da equipa respeitam seus respetivos históricos e experiência.

Audácia: a equipa não hesita em nomear as coisas, fazer perguntas e propor novas soluções.

3 Funções Fixas

1. A equipa do Scrum

Uma equipa multidisciplinar que se organiza de forma autónoma, assumindo a responsabilidade coletiva de alcançar o resultado desejado.

2. O Product Owner

Está intimamente envolvido: ele é responsável pelo produto, estabelece prioridades e define um curso. O Product Owner tem o poder de tomar decisões.

3. O Scrum Master

O Scrum Master garante que a equipa obtenha bons resultados, monitora o processo e garante a visão geral, velocidade e reflexão em torno do projeto.

Rima e Marcha à Sujeição

O processo Scrum é executado num ritmo fixo, com reuniões formais sempre na mesma ordem.

1.  Planeamento do Sprint

A equipa do Scrum, o Scrum Master e o Product Owner discutem o objetivo a ser alcançado, os resultados a serem alcançados, o prazo a ser definido, o orçamento disponível e as pessoas a serem designadas para o projeto.

As partes do projeto são desenvolvidas num curto período, de 1 a 4 semanas, chamadas de “sprints”. A equipa planeia, com o Product Owner, o trabalho a ser feito para cada sprint.

2. Stand Up Diário

Todos os dias, a equipa discute durante 15 minutos o andamento do projeto e os obstáculos encontrados. O Scrum Master dirige e acompanha a equipa durante esta sessão diária.

3. Revisão

Entrega e demonstração dos resultados do sprint. Este é o momento em que patrocinadores ou clientes compartil<ham os seus comentários.

4. Retrospectiva

A equipa avalia os seus benefícios e concorda em formas de melhorar o processo da equipa. O sprint terminou e o novo sprint começa com uma nova programação!

Por que razão tantos setores estão a adotar o método Scrum?

O método Scrum é muito popular porque permite que os projetos sejam concluídos rapidamente. Graças a ele, também sabemos rapidamente se a rota é a correta. O objetivo do Scrum é ver rapidamente o progresso, trabalhar com uma estrutura sólida, comunicação imediata e trabalho de equipa eficaz. Por fim, conta com um maior envolvimento dos membros da equipa, na medida em que se concentram sistematicamente na parte do projeto que claramente dominam.

Este método distingue-se sobretudo pelo seu modo de operação incomparável. Isso possibilita a criação de equipas autónomas de especialistas, visando constantemente a melhor maneira de realizar um projeto. O Scrum permite otimizar a previsibilidade dos projetos e controlar os riscos, eliminando os perigos inerentes aos projetos de longo prazo.

White paper

Racionalize o seu portfólio de fornecedores

A Nossa Newsletter

Fique a par de todas as novidades