Controlo de Custos: Uma Prioridade Máxima Para os Compradores

Controlo de Custos: Uma Prioridade Máxima Para os Compradores
Partilhar:

A função de compras desempenha um papel estratégico na vantagem competitiva das empresas.

 Considerando o panorama concorrencial cada vez mais competitivo em todos os setores profissionais, bem como as fragilidades económicas e financeiras existentes, o controlo de custos encontra-se no topo da lista de prioridades para quem ocupa a função de comprador na sua empresa. Esta tendência foi comprovada por um inquérito da AgileBuyer – X-Achat, intitulado “Principais prioridades para departamentos de compras em 2018”, em que 82% dos inquiridos confirmaram esta realidade.

Uma escolha óbvia para os compradores

No inquérito realizado pela AgileBuyer – X-Achats, 492 profissionais da área comercial partilharam as suas opiniões sobre as suas prioridades imediatas. Deste inquérito sobressai um dado particularmente surpreendente: a importância de reduzir custos bate todos os resultados obtidos nos anos anteriores. Embora o controlo de custos já figurasse há vários anos na estratégia dos inquiridos, parece agora ter-se tornado a sua principal preocupação.

Três prioridades reveladas

Esta abordagem de controlo de custos envolve diferentes estratégias:

  • Reduzir o número de fornecedores (57% dos compradores definiram objetivos nesse sentido): a primeira condição para garantir um bom controlo sobre as compras consiste em deixar de trabalhar com diversos fornecedores para passar a trabalhar com apenas um fornecedor de referência no qual a empresa possa concentrar as suas compras e, consequentemente, negociar um desconto global.
  • Transformação digital (68% dos departamentos de compras têm pelo menos um ou mais responsáveis dedicados à transformação digital): a introdução de novas tecnologias da informação e das comunicações (Internet, aplicações móveis, computação em nuvem, etc.) nos processos operacionais ajuda as empresas a melhorar consideravelmente a sua produtividade.
  • Gestão dos prazos de pagamento (65% dos compradores têm objetivos definidos nesse sentido): o cumprimento dos prazos de pagamento é sempre um grande desafio para garantir a estabilidade financeira da empresa e ajuda a desenvolver uma relação equilibrada e de longo prazo entre as empresas e os seus fornecedores.

Existem muitas outras formas de reduzir os custos com as compras. Não se trata apenas de encontrar um fornecedor para os seus produtos, mas sim de trabalhar com um verdadeiro parceiro de confiança que possa apoiar os compradores na sua estratégia e oferecer as melhores soluções.

White paper

Racionalize o seu portfólio de fornecedores

A Nossa Newsletter

Fique a par de todas as novidades