15 Dicas de Ergonomia Para Aplicar no Trabalho e em Casa

15 Dicas de Ergonomia Para Aplicar no Trabalho e em Casa
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Facilite os seus movimentos, melhorando a sua postura e eficácia.

A Manutan reuniu 15 truques e dicas de ergonomia que poderá começar a aplicar já hoje para aumentar o seu conforto ao longo do dia, quer seja no trabalho ou em casa. Estes conselhos permitem-lhe preservar a sua saúde e o seu bem-estar e prevenir os males típicos do mundo de trabalho atual.

1. Coloque o caixote do lixo o mais longe possível de si

Afastar o cesto do lixo é uma boa forma de o obrigar a caminhar mais alguns passos ao longo do dia!

2. Guarde coisas importantes em locais mais altos

Embora não pareça, guardar os seus materiais de escritório ou ferramentas de trabalho em prateleiras ou estantes mais altas, faz com que se tenha mais vezes durante o dia e esticar o corpo de forma natural e sem esforço!

3. Quando trabalhar frente a um ecrã de computador, não fique de costas para uma janela

Os reflexos provocam maior cansaço nos olhos e aumentam os riscos de dores de cabeça. Evite ao máximo os reflexos no seu ecrã e mantenha um espaço suficiente atrás de si para se poder afastar de vez em quando!

4. Mantenha o seu espaço de trabalho arrumado

Manter o seu espaço de trabalho bem arrumado tem várias vantagens: a arrumação aumenta a segurança, reduz o stress e também permite variar os movimentos e as posições de trabalho.
Dedicar alguns minutos por dia para à arrumação é a melhor forma de se mexer!

5. Programe uma sessão de relaxamento de 1 minuto no escritório

Esta técnica anti-stress só ocupa um minuto do seu tempo!
Sentado, respire e sustenha a respiração durante 15 segundos, contraindo os músculos. Expire…

Repita o exercício 4 vezes, repetindo mentalmente «sinto-me relaxado». O efeito é garantido!

6. Aprenda a desligar

O excesso de comunicação é um fator de stress importante.

Ao longo do dia, faça verdadeiras pausas, de pelo menos 15 minutos, sem telefone nem teclado.

Vai ver que o mundo não pára de girar!

7. Ajuste a sua cadeira

Muitos trabalhadores trabalham sentados em cadeiras ajustáveis… Mas nem todos sabem ajustá-las como devidamente.

Perca alguns minutos para ajustar a sua posição: sentado, os seus pés devem ficar bem assentes no chão, as suas costas direitas e os olhos ligeiramente acima do seu ecrã.

8. Descruze as pernas

Manter as pernas cruzadas quando se está sentado acentua a curvatura das costas. Lembre-se de manter ambos os pés no chão para manter uma postura mais natural!

9. Utilize apoios de descanso para os pulsos

Os pulsos são os principais focos de DME (distúrbios musculoesqueléticos) Um apoio de descanso para os pulsos permite limitar os danos e, inclusivamente, evitar lesões no canal cárpico, fonte de dores importantes que podem levar à necessidade de intervenção cirúrgica.

10. Trabalhe de pé

Sabia que: a rainha de Inglaterra organiza reuniões de pé para ganhar tempo e focar-se no essencial.

Trabalhar de pé é um fator de eficácia e uma boa ideia para movimentar o corpo com suavidade!

11. Recrie a luz do dia natural no trabalho

Um candeeiro de luminoterapia é um acessório útil para ter em cima da secretária. Ao recriar a luz natural do dia, proporciona um conforto adicional. Muito em voga nos países nórdicos, estes candeeiros também trazem muitas vantagens aos nossos ambientes de trabalho.

12. Utilize as escadas

Usar o elevador tornou-se uma atitude quase automática!

No entanto, utilizar as escadas permite exercitar o corpo e preservar o seu capital de saúde.

É um hábito saudável que todos deveriam adotar… e que, por vezes, até permite ganhar tempo!

13. Faça várias viagens

Quando tiver de transportar objetos, pense na sua saúde!

Se fizer duas viagens em vez de uma só, limitará o peso suportado pelas suas costas e articulações e variará as suas posturas, evitando as dores.

14. Os objetos mais leves em baixo

Na oficina ou no escritório, arrume os objetos mais pesados num local mais alto e os mais leves nos locais mais próximos do chão. É uma técnica pouco habitual que permite evitar os esforços maiores nas posições mais difíceis.

15. Tape os ouvidos

O uso de proteções auditivas não serve apenas para proteger os ouvidos. Tem igualmente um efeito positivo na tensão e no ritmo cardíaco.

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