Os desafios do embalamento para uma entrega sem contato

Os desafios do embalamento para uma entrega sem contato
Partilhar:

A crise de saúde e os riscos de contaminação que a acompanham estão estimulando as cadeias de logística e os atores do comércio eletrônico a encontrar soluções inovadoras para evitar o contato e a disseminação do vírus. A este respeito, a embalagem oferece várias soluções favoráveis para entrega sem contato.

A Covid-19 mudou a forma como a entrega é feita, especialmente as entregas de pacotes porta a porta. Caso não seja possível depositar a embalagem diretamente na caixa do cliente, deve-se observar a distância de um metro entre o entregador e o destinatário da embalagem. Sob nenhuma circunstância deve ser entregue de mão em mão. Também não é possível coletar a assinatura manuscrita do cliente. Na verdade, a entrega sem contato se tornou uma obrigação para o e-commerce.

Embalagem e tecnologia

Pacotes sem contato

Com o e-commerce, a tecnologia nunca está longe da embalagem. Isso é ainda mais verdadeiro em um contexto complexo de saúde. O smartphone torna-se então o melhor aliado dos clientes e e-comerciantes. Um simples código QR ou um código de barras posicionado na embalagem evita todo contato. O cliente simplesmente tem que digitalizar com seu telefone para confirmar o recebimento. É tão fácil quanto enviar uma carta para os Correios, sem a viagem.

Algumas operadoras também oferecem aos clientes a opção de assinar diretamente no pacote. Este será então fotografado pelo entregador, diretamente de seu próprio terminal. A foto documenta todo o processo de entrega, que pode ser visualizado pelo destinatário em sua área de cliente online.

Finalmente, um chip RFID pode ser facilmente inserido na embalagem do pacote. O entregador só terá então de entregar a encomenda no local combinado com o cliente (num ponto de retransmissão ou em qualquer outro local seguro perto da sua casa) para que este possa vir buscá-la.

Entrega por drone

A entrega de drones continua sendo a barreira final a ser superada para entrega de contato zero. Existem muitas oportunidades e experiências neste campo na Europa. A Comissão Europeia planeja emitir uma diretiva em 2021 para unificar as regras de entrega de drones em todos os países membros.

Mesmo que a entrega em áreas urbanas permaneça hipotética por enquanto em relação aos regulamentos, os drones oferecem uma solução satisfatória para realizar entregas de encomendas em áreas remotas ou de difícil acesso, mas também para abastecer centros de entrega próximos a grandes centros urbanos. Outra vantagem é que a pegada de carbono dos drones é muito baixa ou mesmo inexistente. Portanto, essa tecnologia está pronta para ser desenvolvida. A embalagem deverá evoluir de forma adequada e oferecer materiais robustos e leves, perfeitamente adequados às condições de entrega em ambientes abertos e aéreos.

As precauções indispensáveis

Para ser totalmente eficaz, a tecnologia sem contato deve operar de uma extremidade à outra da cadeia de suprimentos. Da embalagem à entrega final! As soluções de embalagem automática oferecem uma alternativa relevante para evitar a manipulação. No entanto, eles representam um investimento significativo. Tanto é assim que a mesa de embalagem essencial continua a provar seu valor e muitas vezes continua sendo uma peça essencial do equipamento em qualquer área de embalagem que se preze. No entanto, o contexto de saúde exige que todos os operadores estejam equipados com EPI (Equipamento de Proteção Individual) adequado: luvas, gel e máscaras são obrigatórios em cada estação de embalagem.


Do sem contato à relação com o cliente

Rastreamento de encomendas

Pode parecer contra intuitivo à primeira vista, mas a tecnologia sem contato oferece uma boa oportunidade de trabalhar no relacionamento com o cliente. Fornecer a seus clientes aplicativos móveis gratuitos para digitalizar e fotografar seus pacotes contribui para uma jornada de cliente bem-sucedida. Isso também pressupõe que o cliente é capaz de seguir todas as etapas na entrega da embalagem, sem interrupções. Por meio dos aplicativos de entrega, os clientes também entram no mundo da empresa da qual fizeram os pedidos. Eles investem no território da marca e se sentem apoiados de ponta a ponta. Uma boa experiência costuma ser o elemento fundamental da lealdade de seus clientes. Por isso, uma reflexão em torno da embalagem deve integrar as questões relacionadas ao rastreamento das embalagens. 

Embalagem no tempo do “Click and Collect”


Graças aos sucessivos confinamentos na Europa, a oferta Click & Collect cresceu consideravelmente. Depois de encomendados online, os seus produtos esperam por si directamente na loja, embalados em saco ou pacote. Aqui, novamente, a embalagem está emergindo como um elemento central das relações com o cliente. Claro, o Click & Collect exige que o cliente visite a loja, mas ele não necessariamente aproveita para conhecer os produtos também disponíveis na loja. Em particular em um contexto de saúde perturbado, o cliente tende a pegar seu pedido e sair. A embalagem torna-se então uma extensão da visita à loja. Deve incorporar sua marca e transmitir o universo que o cliente não teve tempo de se integrar ao pegar sua embalagem.
Em primeiro lugar, é no sentido de que a embalagem está realmente se estabelecendo como uma ferramenta poderosa no serviço de entrega sem contato. Bem projetado, pode compensar a falta de contato físico entre uma empresa e seu cliente. Assim, torna-se o receptáculo de um elo intangível possivelmente mais denso e duradouro.

White paper

Racionalize o seu portfólio de fornecedores

A Nossa Newsletter

Fique a par de todas as novidades